sexta-feira, 31 de maio de 2013

A palavra incluir significa fazer parte, inserir, introduzir; e inclusão são o ato de incluir. Sendo assim inclusão social significa tornar as pessoas participantes da vida social, econômica e política e isso muitas vezes não acontece com deficientes,sejam eles físicos,mentais,visuais;negros;ou pessoas que fogem do parâmetro do BOM para nossa sociedade,devido a um problema que vem  desde o passado chamado PRECONCEITO.
Vou entrar mais no tema com o que diz respeito aos deficientes. Na antiguidade, sociedades passadas tratavam a deficiência em partes de uma forma diferente como é tratada atualmente. As famílias que tinham deficientes os escondiam da sociedade, da convivência com outras pessoas, não as aceitavam,provocando uma exclusão total destas pessoas perante a sociedade.
Com o passar dos anos o mundo foi aceitando a deficiência como algo normal e tratando as pessoas com algum tipo de deficiência em uma relação de igualdade com os ditos “normais” (ou pelo menos deveriam),pois ainda existe muito preconceito da sociedade,fazendo com o que,pessoas mais humildes,sem instrução,deixem seu parente deficiente(seja qual das 3 for)  um pouco de fora dessa sociedade cruel,para evitar que ele se machuque,que ele sofra o preconceito direto e não somente da forma indireta.
A forma direta seria o preconceituoso se dirigir diretamente ao deficiente, denegrindo sua imagem, o colocando pra baixo. A forma indireta é o que a sociedade ainda faz conosco, fazendo leis de acessibilidade, por exemplo, e as deixando somente no papel, o descaso que podemos observar nas ruas,calçadas quebradas,rampas mal feitas,para mim também é um tipo de preconceito da forma indireta que eu citei acima,e que engloba um grupo completo e não uma pessoa física isoladamente.
No que se diz respeito a escolas,o sistema está muito precário no nosso país,para os deficientes físicos,acessibilidade ZERO muitas vezes,para os visuais a inexistência do sistema Braile que deveria ser algo obrigatório em todo sistema de educação do nosso país,escolas,faculdades,etc.Com relação aos deficientes mentais que precisam de um apoio escolar,isso deveria ser obrigatório da mesma forma que tudo citado acima.
As leis que existem no nosso país(se é que existem mesmo) muitas vezes não valem de nada devido à atitudes da população preconceituosa que não muda seu jeito de agir e assim cria barreiras,sejam elas sociais ou físicas que impossibilitam o deficiente a se incluir por completo nesta sociedade ,e se está na lei,quem a descumprisse deveria ser punido.


Rafael Febroni Broggio